sábado, 6 de abril de 2013

Habito de roer as unhas


O hábito de roer as unhas é conhecido cientificamente como onicofagia, que pode trazer sérias lesões às unhas e também para a região envolta delas, pois há centenas de pessoas que roem as unhas que muitas vezes chegam até sangrar.
   Roer as unhas traz conseqüências sérias como deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas, pois caso ocorra algum grande dano na matriz da unha, ela não pode se recuperar mais, mesmo que a pessoa deixe de roê-las.
  Há também o problema de infecções bacterianas e virais que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos e das cutículas.
  Infelizmente para os roedores de unha, o hábito de roer as unhas pode fazer mal ao aparelho digestor  sendo que as bactérias podem causar infecções na garganta, na boca, ao estômago e ao intestino.
  Existem vários relatos da área de odontologia em que este hábito causou oclusão dos dentes, desgaste no esmalte dos dentes tornando-os mais frágeis com relação às cáries.
  Há atualmente diversos ‘remédios’, ou melhor, esmaltes com gosto ou/e receitas caseiras para afastar as unhas da boca, sendo que os métodos caseiros nem sempre funcionam, pois causam apenas aumento da ansiedade do indivíduo, alergias e traumas desnecessários..
  O tratamento da onicofagia requer acompanhamento psicológico, pois a maioria das causas são principalmente a ansiedade, sendo que roer as unhas é o método utilizado para aliviar essa ansiedade.
  Quando é utilizado algum produto sistêmico, por exemplo, a pessoa pode buscar outra forma de aliviar a ansiedade correndo o risco de comer mais, ingerir diversos calmantes, jogar e até mesmo beber e fumar em excesso.
  Então conclui-se que o melhor tratamento deve ser multidisciplinar acompanhado por um psicólogo,onde analisará todas as causas prováveis que o levem a roer as unhas.Ficando os profissionais da área da saúde,como os podólogos avaliarem qual melhor tratamento local. Em casos de extrema gravidade a intervenção médica se faz necessária.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário