quarta-feira, 3 de abril de 2013

ALGUMAS DICAS PARA TRATAR E EVITA AS UNHAS ENCRAVADAS


                O QUE É UMA UNHA ENCRAVADA???
Uma unha pode encravar quando cresce inadequadamente sob a pele ou quando a pele em torno da unha cresce com uma rapidez anormal e envolve parte da unha.
As possíveis causas desse tipo de problema podem ser o formato natural das unhas, o uso de calçados apertados ou inadequados e, até mesmo, o corte mal feito das unhas, podendo provocar inflamação no dedo ou piorar as unhas com tendência a encravar.

As unhas encravadas, mesmo quando inicialmente não apresentam sintomas, com o decorrer do tempo causam dor, especialmente quando pressionada, e apresentam uma grande tendência à infecção, se não forem tratadas.
Caso a unha se torne infectada, a área torna-se dolorosa, vermelha e edemaciada, podendo ocorrer a formação de bolhas cheias de pus, chamadas "paroníquia".
O tratamento é simples e as unhas levemente encravadas podem ser cortadas, com a borda livre elevada e a colocação de algodão estéril sob a unha, até o desaparecimento do inchaço. Uma intervenção cirúrgica pode ser alternativa válida em casos crônicos.

As unhas levemente encravadas podem ser cortadas com uma tesoura de ponta fina esterilizada com álcool, contudo quando a área em torno da unha fica muito vermelha, inchada e com pus, o problema pode exigir cuidados médicos e pode ser preciso realizar uma pequena cirurgia para sua retirada.


Como tirar a unha encravada

Para tirar a unha levemente encravada será necessário:
  • Deixar o pé ou a mão que tem a unha encravada de molho numa bacia com água morna por cerca de 20 minutos;
  • Lavar muito bem a unha encravada e retirar qualquer sujeira que possa estar por baixo ou nas laterais da unha com auxílio de uma espátula de unha;
  • Com auxílio de uma tesourinha de unha levante suavemente a parte da unha encravada e corte-a, de preferência num único golpe;
  • A seguir deve-se passar alguma solução antisséptica e cicatrizante como o própolis, por exemplo, para ajudar na cicatrização e evitar que a região infeccione.
Depois do procedimento, recomenda-se evitar usar calçados fechados ou meias nos dias a seguir e manter a unha muito bem seca após o banho.

O que fazer para aliviar a dor da unha encravada

Para aliviar a dor da unha encravada o que se pode fazer é passar uma pomada anestésica no local fazendo uma suave massagem. Se observar que ela já possui pus, o melhor a fazer é não tirá-la mas procurar por um médico.
O médico indicado para tratar das unhas encravadas é o dermatologista. Mas um podólogo também é capaz de solucionar o problema, sendo uma solução mais econômica.

4 dicas para evitar a unha encravada

  •  O pé deve ser mergulhado em uma bacia de água morna por aproximadamente 20 minutos. Após secar bem, um pouco de algodão deve ser introduzido abaixo da borda da unha, essa medida simples permitirá que a unha cresça fora do tecido mole que a envolve. Se a unha já apresentar alguma inflamação, algumas gotas de antisséptico devem ser colocadas no algodão.
  •  Ter cuidado ao cortar a unha. É importante perceber que as unhas só crescem de trás para frente. Por isso cortá-las em forma de “v” pode ser prejudicial.
  •  Deixar o pé respirar é fundamental para ter as unhas saudáveis. As sandálias e sapatos abertos devem ter preferência, nada de utilizar sapatos e meias apertadas, pois modificam o formato das unhas e podem encravá-las.
  •  Consertar os erros. Ao cortar a unha de forma errada, muito curta ou quebrá-la, basta lixar as bordas com atenção, para não deixar pontas aguçadas penetrarem a pele.

Ao seguir essas dicas é possível diminuir a probabilidade das unhas encravadas e manter as unhas e os pés sempre saudáveis. São dicas simples mas fundamentais para o conforto dos seus pés.


Nenhum comentário:

Postar um comentário